.- SERVIÇOS
-  
- ASSESSORIA:







- CURSOS:













- LAUDOS TÉCNICOS
















 
Laudo quantitativo de riscos físicos, químicos e biológicos - NR-15

Riscos Físicos: Ruído (dosimetria) e calor

Objetivo

Determinar através de coleta e analises em laboratório a concentração de agentes físicos perniciosos á saúde do trabalhador, exposto durante o período laboral. Faz-se o monitoramento do ruído das funções mais representativas, nas áreas onde os funcionários estiverem expostos a ele com mais freqüência, utilizando-se como parâmetros:

- Dose Equivalente (Deq)
- Nível Integrado Médio (Lavg)
- Nível de Pico (Máximo e Mínimo)

Os parâmetros acima serão apresentados em três gráficos distintos para cada ponto avaliado e tabela anexa. Avaliação dos valores de ruído dar-se-á de acordo com os Limites de Tolerância da NR-15, ANEXO I, e metodologia da NORMA ISO 1999.

A avaliação do calor dar-se-á conforme NR-15 Anexo nº 3, cujos limites de tolerância para exposição será avaliado através do “Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG), tudo de acordo com o tipo de ambiente e as equações determinadas”.

Os aparelhos utilizados para avaliação da exposição ao calor são:

- Termômetro de bulbo úmido natural
- Termômetro de globo
- Termômetro de mercúrio comum

Riscos químicos: gases, poeiras, fumos metálicos, vapores e nevóas.

Objetivo

Determinar através de coleta e analises em laboratório a concentração de agentes químicos perniciosos á saúde do trabalhador, exposto durante o período laboral. As concentrações máximas permitidas estão contidas na “Tabela de Limites de Tolerância” Anexos 11 e 12, quadro n 1 da NR -15.

Metodologia

São avaliadas, quantitativamente, as condições ambientais relativas à exposição de agentes químicos, utilizando-se monitores passivos da 3M ou outros, de acordo com as características de cada produto químico analisado, por meio de espectrofotômetro de absorção atômica.

Utiliza-se uma bomba de sucção para quantificar a exposição à poeira, respirável e total, do local de trabalho. As amostras coletadas serão encaminhadas para análise em laboratório credenciado pelo CREA. Utilizamos, ainda, dados técnicos dos produtos químicos e literatura a respeito para análise dos mesmos.

Nota:
Serão monitorados os funcionários da produção que mantém contato direto com os agentes descritos acima.